A espiritualidade do Bom Pastor é o tema do encontro nacional de diretores espirituais em São Paulo

06 de Março de 2024 A espiritualidade do Bom Pastor é o tema do encontro nacional de diretores espirituais em São Paulo

O Encontro Nacional de Diretores Espirituais teve seu início na segunda-feira, 4 de março, no Mosteiro de Itaici, situado em Indaiatuba, São Paulo. Sob o tema "A Espiritualidade do Bom Pastor", a iniciativa é assessorada pelo Padre Humberto Robson de Carvalho, da Arquidiocese de São Paulo, e reúne aproximadamente oitenta diretores espirituais dos diferentes regionais do país. Estendendo-se até a próxima quinta-feira, o encontro visa promover o estudo e a partilha de experiências entre os participantes.

A abertura do evento foi marcada por uma Santa Missa, presidida por Dom Ângelo Ademir Mezzari, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada. Participaram também da celebração Dom José Albuquerque de Araújo, bispo de Parintins (AM) e referência da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), além dos demais membros da diretoria da Organização.

Na primeira conferência, foram apresentados os membros da diretoria responsáveis pela organização do encontro: Padre Vagner João Pacheco de Moraes, presidente da OSIB, da Diocese de Osasco (SP); Padre Carlos Henrique Santos, secretário, da Arquidiocese de Aracaju (SE); Padre Deoni Alexandrino da Silva, tesoureiro, da Arquidiocese de Cuiabá (MT); e Irmã Maristela Ganassini, da Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus, assessora da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.

Dom Ângelo enfatizou a relevância desses encontros realizados nos diversos regionais e em nível nacional, não apenas para a formação daqueles que orientam espiritualmente, mas também para fortalecer os laços de comunhão e sinodalidade, valores tão prezados pela Igreja.

4545
333