Papa Leão XIV faz apelo por união e diálogo em meio a sociedades divididas
30 de julho de 2025, quarta
Em sua mais recente mensagem no Vídeo do Papa, divulgada nesta quinta-feira (1º) para o mês de agosto, o pontífice fez um urgente chamado à oração e à reconciliação em um mundo marcado por conflitos e polarizações. Com o tema "Que as sociedades não sucumbam à tentação do confronto", Leão XIV pediu que fiéis e líderes políticos busquem caminhos de diálogo em vez de divisão, respondendo aos desafios com "gestos de fraternidade".
"Vivemos tempos de medo e divisão", afirmou o papa no vídeo, produzido em colaboração com a Fundação Jesuíta para as Comunicações (JesCom) e a Rede Mundial de Oração do Papa. "Às vezes agimos como se estivéssemos sozinhos, levantando muros que nos afastam uns dos outros, esquecendo que somos irmãos e irmãs". As imagens que acompanham sua fala mostram cenas de tensão social, violência e migração forçada, contrastando com o apelo por união.
O pontífice destacou que as diferenças étnicas, religiosas, políticas e ideológicas não devem ser vistas como ameaças, mas como "uma riqueza que nos humaniza". Para superar as divisões, ele incentivou os fiéis a olharem para os outros "com os olhos do coração", reconhecendo a dignidade de cada pessoa. A mensagem também enfatizou o papel da juventude, especialmente no contexto do Jubileu 2025, convocando os jovens a serem protagonistas na construção de comunidades mais fraternas e inclusivas.
Leão XIV ainda reforçou a responsabilidade dos líderes políticos na promoção da harmonia social. "Os governantes devem trabalhar ativamente para edificar sociedades justas e pacíficas", afirmou. Ao final, o papa conduziu uma oração coletiva: "Envia-nos teu Espírito, Senhor, para que torne a acender em nós o desejo de compreender-nos, de escutar-nos, de conviver com respeito e compaixão". A mensagem encerra com um tom de esperança, lembrando que a paz é possível quando fundada no diálogo e na solidariedade.
Fonte: ACI Digital<br />https://www.acidigital.com